IDENTIFICAÇÃO PATRIMONIAL

Início / Serviços / IDENTIFICAÇÃO PATRIMONIAL

ETIQUETAS RFID

Devido ao processo de identificação física dos bens patrimoniais e com anseio em responder as demandas do controle de ativos com alto padrão de qualidade e curto prazo de execução, fornecemos diversos modelos de etiquetas com tecnologia RFID que permite a identificação automática dos dados através de leitura por aproximação.

As etiquetas com tecnologia RFID utilizam ondas de radiofrequência para identificação (leitura / captura) dos dados, elas são compostas basicamente por um chip e antena e podem ser encapsuladas em diversos materiais e formatos. Quando aplicamos o uso desse tipo de etiqueta à gestão patrimonial podemos obter vários benefícios principalmente no processo de inventário e de levantamento dos dados, já que a leitura da etiqueta não possui a necessidade de contato visual ou físico, basta se aproximar do bem com um leitor RFID.

As etiquetas que fazem parte da nossa solução possuem tamanhos variados e materiais distintos, como alumínio, aço inox e poliéster, além de opções flexíveis ou rígidas, que são ideais para aplicação em diversos tipos de bens e ambientes. Elas são duráveis e de alto desempenho, capazes de receber, armazenar e transmitir informações em várias frequências. Recomendamos que as aplicações das etiquetas sejam feitas com o material mais adequado conforme o tipo do bem e a melhor forma de fixação no bem.

TIPOS DE ETIQUETAS RFID

ETIQUETAS RFID PARA SUPERFÍCIES NÃO METÁLICAS

Produzidas em material flexível utilizam a tecnologia UHF (Ultra Alta Frequência) e são fixadas por autoadesivos ou cola. São ideias para o controle de bens patrimoniais e mobiliários que não contenham metal na sua composição. Podem ser totalmente personalizadas com o logotipo da sua empresa, número de série do chip e gravação do código de barras, possibilitando dessa forma duas opções para a leitura dos dados (RFID e código de barras).

ETIQUETAS RFID PARA SUPERFÍCIES METÁLICAS

Para as superfícies de metal é necessária uma atenção especial no uso de etiquetas RFID, pois esse material pode causar interferências nas ondas de radiofrequência e assim dificultar a leitura das etiquetas. Para aplicação em metal são utilizadas etiquetas que possuem um encapsulamento especial para minimizarem a interferência eletromagnética. Essas etiquetas geralmente possuem uma espessura maior e dependendo do modelo podem ser fixadas de diversas formas diferentes (adesivo, cola, parafuso, entre outros).

MOTIVOS PARA UTILIZAR AS ETIQUETAS RFID

A identificação dos ativos patrimoniais através de etiquetas RFID pode nos proporcionar diversas vantagens como:

Facilitam a aplicação pela possibilidade de serem fixadas com auto adesivo em qualquer tipo de superfície, sejam em ambientes internos e/ou externos.

Agilizam a contabilização e localização dos bens por permitirem a leitura por aproximação sem a necessidade de contato visual ou físico, diminuindo erros e reduzindo prazos de inventários.

Auxiliam a conciliação físico x contábil, já que facilitam a identificação dos bens ausentes e/ou faltantes nos ambientes e locais que deveriam estar.

São discretas e duráveis por possuírem diversos tipos de encapsulamentos.

Permitem a integração dos bens em um sistema de gestão patrimonial eficiente.

Possibilitam a leitura em lote já que podem ser lidas mais de uma etiqueta por vez.

PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO

Agora que você já conhece as etiquetas RFID e alguns dos benefícios que elas podem proporcionar, confira como é realizado nosso processo de etiquetagem dos ativos patrimoniais:

Levantamento e integração de dados atuais sobre os ativos patrimoniais;

Análise macro dos ativos patrimoniais para determinar os tipos de etiquetas RFID que serão necessárias. Nesta etapa, definimos o tipo, o modelo, o tamanho ideal, o material utilizado, a forma de fixação, a sequência numérica, entre outros elementos das etiquetas.

Realização de um teste em ambiente pequeno para avaliação do processo simulando as condições reais da operação;

Elaboração e confecção das etiquetas RFID necessárias para todos os ativos patrimoniais;

Elaboração de um roteiro de localização de todos os ativos que servirá como um guia para a equipe que executará a etiquetagem, tornando o processo padronizado e eficiente;

Localização e fixação das etiquetas RFID em todos os ativos patrimoniais.

Por fim, conferimos se todos os bens foram etiquetados, verificando se há algum equívoco no processo e corrigindo, caso haja algum problema.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO!

O ponto essencial que garante o sucesso de nossa solução RFID é a comunicação entre as etiquetas e o leitor. O processo é realizado por meio de software próprio que foi desenvolvido especialmente facilitar a usabilidade e aumentar a eficiência dessa comunicação mesmo que exista ambientes com difíceis acessos e/ou com obstáculos.

Nosso objetivo é atender a demanda de identificação de todos os ativos patrimoniais de nossos clientes, com qualidade e segurança, dentro do prazo acordado.